Caminho do Itupava

28 de dezembro de 2015 3 Por cristianocafr
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Resumo e Informações

O Caminho do Itupava é uma trilha histórica que liga Curitiba a Morretes, no estado do Paraná, no Brasil. Aberta entre 1625 e 1654 por indígenas e mineradores, foi posteriormente calçada com pedras por escravos.

Localização: Quatro Barras – PR
Distância de Curitiba: Aproximadamente 38 km do centro de Curitiba – mapa
Altitude: 1.082 metros.
Trajeto em trilha: Aproximadamente 25 km
Tempo médio: Depende muito do ritmo e das pausas para contemplação.
Contato: (41) 3213-3407 – http://caminhodoitupava.com.br/

Hora de encerrar o ano e agradecer por tudo de negativo e de positivo que 2015 trouxe, o primeiro por nos fortalecer e ensinar, e o segundo por abrandar nossos corações e nos fazer sorrir. Com certeza uma das melhores coisas que 2015 trouxe com força total foi a paixão por trilhas e caminhadas na natureza. foi assim que comecei o ano, assim que me mantive em paz nos momentos que a vida me desequilibrou e assim que fiz quando me senti muito feliz. Que venha 2016, novos destinos e muita aventura. As pessoas que encontrei pelo caminho e que estiveram ao meu lado, muito obrigado, fizeram muita diferença.

Agora vamos lá, a ultima do ano, a mais longa, a mais histórica, a que mais me derrubou e a que tinha mais aventureiros. Esse grupo foi organizado por amantes de trilhas de Curitiba, ninguém ganha nada apenas o prazer do esporte, a tecnologia ajuda muito a encontrar pessoas com mesmos interesses e foi assim. O whatsapp, vai avisando e as pessoas se envolvendo, era para ser uma van, mas o sucesso do convite foi tanto que tiveram que pegar mais uma. Eu tinha feito apenas uma trilha com o pessoal, e o caminho do Itupava estava em meus planos há muito tempo. Não tinha feito antes, porque fiquei esperando a oportunidade de ir com um grupo grande, e ela veio. Foi bom para encontrar amigos que não via há bastante tempo, a Mille e o Diogo, que já foram citados aqui quando fizeram o Camapuã e Tucum, estavam por lá, e para conhecer gente nova.

Por que ir de van?

O ínicio da trilha é em Quatro Barras, e o final é em Morretes. A não ser que faça o caminho de ida e volta é melhor ter como voltar. Existem outras opções, pode pegar o trem na estação Marumbi, ou voltar de ônibus de linha, terá que andar aproximadamente 4 km a mais, de Porto de Cima até o centro de Morretes. A van nos deixou no ponto de partida e no horário combinado estava lá nos esperando para o retorno e saiu mais barato.

Começando

Aventuras do Abilio Caminho do Itupava

Chegamos no IAP aproximadamente 8:30, apesar de ter chovido bastante no dia anterior o céu estava limpo e o sol brilhando. Fizemos nossa identificação tiramos a foto de partida com todo o grupo e seguimos. Com um grupo de mais de 20 pessoas é normal se dividir, tem os que andam rápido, tem os que querem aproveitar bem, e tem os retardatários. Nesse dia, se formaram 3 grupos, fiquei no mais lento, queria muito aproveitar da melhor forma possível e ir com calma, as pedras do caminho são bem lisas e molhadas estava praticamente impossível ficar em pé.

O caminho é bem limpo, o único obstaculo é o barro, para quem quer evitar se sujar muito deixe alguém ir na frente haha aprender com os erros dos outros é a melhor forma. Isso era o que eu ouvia do grupo, eu mesmo deixando as pessoas irem na frente atolei e bonito, fiquei com barro na altura dos joelhos e ao tentar desatolar um joelho atolava o outro, tudo virou risada. Unica coisa ruim é ficar com os pés molhados até o final da trilha, isso aconteceu logo no começo. No começo tivemos um acidente a Bia, nossa integrante de primeira viagem torceu o pé, foi guerreira, aguentou até o final, não reclamou, não xingou levou tudo com bom humor. Importante, sempre levar relaxante muscular e pomada anti-inflamatória, sempre acontecem imprevistos.

Aventuras do Abilio Caminho do Itupava Aventuras do Abilio Caminho do Itupava Aventuras do Abilio Caminho do Itupava Aventuras do Abilio Caminho do Itupava Aventuras do Abilio Caminho do Itupava Aventuras do Abilio Caminho do Itupava

Com mais ou menos duas horas de caminhada chegamos a Casa do Ipiranga, construída alguns anos depois da ferrovia em local previamente ocupado por um acampamento de operários no cruzamento com o caminho do Itupava, foi edificada para residência do engenheiro chefe da linha e depois utilizada como clube de lazer pelos engenheiros da rede até a privatização da linha, quando foi abandonada e rapidamente destruída por vândalos.

Saindo nos trilhos ao lado direito esta a roda d` água, onde paramos para o nosso primeiro lanche. O lugar é bem  tranquilo, tem lugar para entrar na água ou só para ficar curtindo o descanso e a paisagem. Antigamente funcionava uma pequena hidroelétrica que abastecia a casa do Ipiranga. Se tiver medo de altura, agarre o cabo de aço e atravesse para poder curtir o visual nas pedras.

Nesse ponto tem duas opções para continuar a trilha, pelo caminho na floresta Atlântica, ou pelos trilhos, os dois levam até a Santa do Cadeado, fizemos pela floresta, podemos ver pequenas cachoeiras e aproveitar mais a natureza.

Ufa, nesse ponto o cansaço já é grande, aproveitar para descansar reforçar as forças com um lanche e tirar fotos, o lugar é bem bonito. A trilha para continuar passa atrás do santuário. Tivemos sorte até esse ponto, a trilha estava praticamente vazia, os bichos foram se aproximando, pudemos ver várias espécies de passarinhos, duas cobras, e uma família de macacos.

O caminho continua ao lado do rio Nhundiaquara, aproveite para se refrescar, molhar os pés relaxar, o dia tava bem quente, valeu a pena demorar mais um pouco para curtir um pouco da água gelada. Um agradecimento especial ao Arnaldo, que foi muito parceiro de ir nos ajudando e explicando cada detalhe da trilha, ele ja fez 6 vezes.

Aventuras do Abilio Caminho do Itupava

Um pouco de história

O Caminho do Itupava é uma trilha histórica aberta para ligar Curitiba a Morretes no estado do Paraná, Brasil, entre 1625 e 1654 por índios e mineradores e calçado com pedras por escravos. Durante mais de três séculos os caminhos coloniais foram a única passagem da costa para o planalto, dando posteriormente origem às rodovias e ferrovia, que possibilitaram o desenvolvimento do Estado do Paraná. Deu origem ao traçado da estrada de ferro.

Há trechos em que o calçamento original ainda está bem preservado, principalmente na serra. No trajeto o caminho cruza a ferrovia Curitiba-Paranaguá em dois trechos. O primeiro, ao lado das ruínas da Casa Ipiranga, e o segundo, no santuário de Nossa Senhora do Cadeado. No sopé da serra encontra a estrada que liga Porto de Cima à estação ferroviária de Engenheiro Lange. Deste ponto até Porto de Cima, o caminho margeia o Rio Nhundiaquara e onde ainda ocorrem pequenos trechos calçados. Entre o santuário e o sopé da serra localizava-se o ponto de cobrança de pedágio para o uso do caminho, na época colonial.