Morro Capivari Mirim – Comendo poeira

Morro Capivari Mirim – Comendo poeira

7 de dezembro de 2015 2 Por aventurasdoabilio
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Resumo

Localização: Ribeirão Vermelho
Distância de curitiba: Aproximadamente 65 km do centro de Curitiba – mapa

Altitude: 1.552 metros
Trajeto em trilha: 3,5 km para a ascensão ao cume
Tempo: aproximadamente de 3h a 4h
Valor da entrada: gratuita
Camping: Permitido. É proibido fazer fogueiras

Como se escolhe uma trilha?

Quando comecei a planejar trilhas, queria fazer pelo menos uma por mês, mas onde descobrir para onde ir e se é um nível tranquilo para ir com pessoas inexperientes?

Um viva para o network! Fui perguntando para os amigos, interagindo em grupos do facebook, prestando atenção em tudo que fosse ligado a trilhas e aventuras. E descobri… descobri vários lugares que me interessavam.

O que eu fiz? Quando se tem muitas opções ou coisas para fazer, a melhor opção é fazer uma lista.

Foi assim que o Morro do Capivari, veio parar na minha vida. A história real sobre o nome do morro eu não sei, imagino que seja, devido a represa do Capivari que fica na base.

Nesse dia consegui montar um grupo, a fomos em 5 pessoas, sendo que três estavam indo pela primeira vez comigo.

Eu não sou muito de desistir das coisas, fico desapontado comigo, caso planeje algo e não consiga fazer. Era um domingo, a previsão não era muito boa, mas marcava que choveria apenas de tarde. Avisei os amigos e perguntei: “Topam arriscar?”. Ainda bem que eles seguem um pouco minhas loucuras e fomos.

É fácil de localizar fica bem ao lado da estrada e tendo uma represa enorme como ponto de referencia é dificil passar despercebido pelo local. Deixamos os carros bem na base da montanha, na verdade, bem onde acaba a estrada e assim economizamos um pouco de desgaste na subida.

No ínicio da trilha, tinha um pé de ameixas e outro de laranjas. Para nossa alegria, adicionamos isso ao nosso lanchinho. Sobre as laranjas tenho que dizer que foram as mais doces que ja comi na vida. Um dos meus amigos comia a casca inclusive, não dava para desperdiçar.

O céu estava nublado, ventava bastante, mas nesse dia me sentia muito tranquilo em continuar, com certeza foi pela companhia dos amigos, o clima estava bem descontraído, teve até poli dance, muita conversa, muita foto e várias paradinhas. Uma das meninas tem asma, ela usou e abusou da bombinha. Não há limites para o esporte. Um viva para a superação!

Aventuras do Abilio Morro Capivari Mirim - Comendo poeira

Uma tristeza

Depois de alguns metros morro acima, chegamos em uma parte onde, propositalmente ou acidentalmente tudo estava queimado. Eu realmente, fico triste com a destruição de qualquer tipo do meio ambiente. Sou aquele que leva uma sacola e vai retirando todo tipo de lixo que encontro.

“Da natureza nada se tira a não ser fotos, nada se deixa a não ser pegadas, nada se mata a não ser o tempo, nada se leva a não ser lembranças…”

Por causa disso, comemos literalmente muita poeira, o vento levantava fuligens e poeira, por falta das barreiras naturais formadas pelas plantas. Em vários momentos era difícil ficar com os olhos abertos, mas continuamos, chorando e rindo, limpando os olhos, olhando para o lado contrário ao vento. Seguimos… sem dúvida a trilha mais sofrida que fiz até agora. Pela expressão no rosto de uma amiga, com certeza foi para ela também, uma carinha de choro, nem um flor melhorou isso haha

Nossa intensão era chegar ao Capivari Grande, mas o desgaste da subida e a chuva que se aproximava nos vez desistir e ficamos no Capivari Mirim. Foi lindo do mesmo jeito, o visual é um prêmio e tanto. Sabe aquelas coisas que fazem você não ter palavras para descrever? Para mim, foi assim.

Aventuras do Abilio Morro Capivari Mirim - Comendo poeira Aventuras do Abilio Morro Capivari Mirim - Comendo poeira Aventuras do Abilio Morro Capivari Mirim - Comendo poeira Aventuras do Abilio Morro Capivari Mirim - Comendo poeira Aventuras do Abilio Morro Capivari Mirim - Comendo poeiraFicha técnica

O Morro Capivari Mirim possui 1.552 metros, faz parte do de um dos três cumes da Serra do Capivari, localizada entre os municípios de Campina Grande do Sul e Bocaiúva do Sul. A trilha é considerada nível iniciante médio, pois não apresenta dificuldades técnicas mas possui um tempo aproximadamente de 3h a 4h e próximo a 3,5 km para a ascensão ao cume.

Ao chegar ao cume do Capivari Mirim é possível observar uma linda vista da Serra do Ibitiraquire e sua tão conhecidas montanhas, tais como, Pico Paraná, Caratuva, entre outras. Grande parte dessa ascensão poderá avistar a barragem do Capivari e paisagens ao redor.

Como chegar

O acesso ao Capivari Mirim se dá pela localidade de Ribeirão Vermelho, pequena vila nas margens da BR-116 e da Represa do Capivari (prestar atenção à passarela de pedestres sobre a rodovia, cerca de 5,4 Km depois da ponte sobre o lago da represa do Capivari, para quem vem de Curitiba).
Aventuras do Abilio Morro Capivari Mirim - Comendo poeira Aventuras do Abilio Morro Capivari Mirim - Comendo poeira Aventuras do Abilio Morro Capivari Mirim - Comendo poeira