Morro Caratuva – segunda maior do Sul do Brasil

Morro Caratuva – segunda maior do Sul do Brasil

30 de maio de 2016 2 Por cristianocafr
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Resumo

Localização: Fazenda Pico Paraná
Distância de Curitiba: Aproximadamente 60 km do centro de Curitiba mapa
Altitude: 1850m
Trajeto em trilha: 10 km
Tempo médio de subida: Aproximadamente 4 horas
Valor da entrada: R$ 15 por pessoa (dinheiro)
Camping: Permitido. É proibido fazer fogueiras

“Deus, nunca te pedi nada, mas hoje me tira desse sofrimento”.

Com essa frase motivadora de uma das amigas que me acompanharam nessa aventura eu começo a contar a história.

O Caratuva é a segunda maior montanha em altitude da região sul do Brasil, com 1850 metros. A vegetação é composta em quase sua totalidade em Floresta Ombrófila Densa Montana e Alto-montana e de refúgios ecológicos.

Esse já um caso antigo, ano passado eu tinha tentado fazer outra trilha na fazenda Pico Paraná, mas por motivos de vários erros estratégicos abortei a missão e ficamos apenas no morro do Getúlio. Dessa vez, tinha que ser diferente, tentei recrutar um pessoal mais experiente, um pessoal para dar aquele apoio nas horas de dificuldades. Fomos em 7, um grupo grande até para uma montanha tão demorada, em média 6 horas de caminhada. Lógico, que nos separamos, um casal acostumado com aventuras e que faz corridas nas montanhas, pediu passagem e sumiu na frente.

O inicio da subida é teste para cardíaco, um dos trechos de maior dificuldade, o coração quase explode, parece que vai sair pela boca, o jeito é engoli-lo e pensar, é um sinal que estou vivo. Era feriado, muita gente pelo caminho, em alguns momentos tinha a sensação de ter descido no terminal do Boqueirão, quanta gente. Seguimos, distribuindo sorrisos, trocando incentivos, deixando a Glaucia, para trás para recuperar o ritmo. Essa foi uma das formas de interação com os outros, gritávamos: “Glaaaaucia”, todos respondiam, uma brincadeira simples.

Sempre tem alguém que vira o anjo de todos nas trilhas mais difíceis, dessa vez, tivemos um anjinho oriental, a Regina, japa, fez muito bem esse papel, sempre paciente, sorridente e motivadora. Inclusive, acho que ela riu pouco dos meus tombos, porque cai pra valer, fazia que ia cair para direita e caia para a esquerda. Nenhum problema o jeito é levantar e continuar, dessa vez não teria desistência.

Começamos a subir por volta das 9:30, pelo caminho ja íamos encontrando pessoas descendo, o dia estava bem bonito, então o que mais ouviamos era: “Vale a pena, hoje esta muito bonito”. O caminho é dificil, muitas raízes, lama, o mato em alguns pontos estava meio fechado, uma trilha do jeito que eu estava querendo fazer, as últimas que fiz não tinham um grau de dificuldade tão grande, o melhor desse sofrimento é a satisfação da conquista, um presente além da vista.

Aventuras do Abilio Morro Caratuva - segunda maior do Sul do Brasil

Do alto é possível avistar ao Leste o conjunto Ibeteruçu aonde localiza-se o Pico Paraná, litoral paranaense, principalmente a baía de Antonina; a Oeste, a represa do Capivari; ao Norte, o Taipabuçu e o Ferraria; e na porção Sul/Sudeste/Sudoeste destacam-se o Itapiroca em primeiro plano, a seguir o Tucum e Camapuam e ao longe o imponente Ciririca. Mais ao longe se avistam as montanhas das serras da Graciosa, Baitaca e do Marumbi.

Aventuras do Abilio Morro Caratuva - segunda maior do Sul do Brasil Aventuras do Abilio Morro Caratuva - segunda maior do Sul do Brasil
Dicas:

  • Não tem onde encher as garrafas de água do caminho, mas tem um riozinho, leve produto para limpar a água ou leve água sobrando;
  • Se for iniciante, faça pequenas pausas, leve comidas energéticas, paçoca e outros doces são grandes fontes de energia;
  • Estamos no inverno, evite ir com roupas pesadas, faça camadas de roupas leves, facilita para guardar quando for tirando;
  • Investimento, custa R$10, por pessoa o acesso as trilhas, reserve uma grana para comer um pasterl na volta, é um plus.
  • Sempre tenha equipamentos de segurança, lanterna, apito, corta vento, canivete, nunca se sabe o que vai encontrar.
  • Encontre bons parceiros, deu para perceber o quanto ajuda ter apoio dos amigos, mas sempre encontro trilheiros solitários, nada impede, divirtam-se da maneira que acharem melhor.

Foi assim que conseguimos conquistar a segunda maior montanha da região sul do Brasil, se no ínicio, parecia um sacrifício a ponto de algumas pessoas quererem desistir, no final a alegria da conquista fez todos ja sairem pensando, qual será a próxima.

Aventuras do Abilio Morro Caratuva - segunda maior do Sul do Brasil

“Não tenha limites, viva uma aventura, a adrenalina é melhor quando sentida ao extremo”

Liih Oliveira