Morro do Getúlio

Morro do Getúlio

21 de dezembro de 2015 5 Por cristianocafr
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Resumo

Localização: Fazenda Pico Paraná
Distância de Curitiba: Aproximadamente 60 km do centro de Curitiba – mapa
Altitude: 1490m
Trajeto em trilha: 4.51 km
Tempo médio de subida: Aproximadamente 1 hora e meia
Valor da entrada: R$ 15 por pessoa (dinheiro)
Camping: Permitido. É proibido fazer fogueiras

Morro do Getulio, Paraná, é um pico e tem uma altitude de 1490 metros. Morro do Getulio está situada a leste de Sítio Cerro Verde, a noroeste de Serra da Garatuva.

A primavera em Curitiba não tem sido muito ensolarada, em novembro tivemos apenas 4 dias de sol. Foi difícil manter a programação de trilhas. Eu e alguns amigos tínhamos combinado de fazer o Morro do Getúlio e Caratuva, no final de semana o tempo estava bem característico de Curitiba, muitas nuvens e um vento gelado.

Conversamos e deixamos para o próximo final de semana. Sabe o que aconteceu? Foram 4 semanas com tempo chuvoso. Depois desse longo período de espera, em uma sexta-feira chegando em casa depois do trabalho, vejo que o tempo esta dando sinais de um final de semana não tão úmido. Resolvi, recuperar aqueles planos que estavam na gaveta. Mandei mensagem no grupo, mas o pessoal estava comprometido. Finais de ano, sempre muito cheios hahaha

Na mesma hora uma amiga que estava fora do grupo me mandou uma mensagem: “Preciso fazer uma trilha”. Que bonito, que alegria, que beleza!

Acertamos os detalhes e sábado, não tão cedo seguimos rumo a Fazendo Pico Paraná. Lá os aventureiros podem escolher alguns destinos, Caratuva, Itapiroca e Pico Paraná, todos eles passam pelo morro do Getúlio e escolhem o destino em uma bifurcação na trilha.

Aventuras do Abilio Morro do Getúlio

Na base durante a identificação fomos orientados a mudar os planos e fazer o Itapiroca, devido ao tempo de ida e volta ser menor. Enquanto nos ajeitávamos para sair chegou um mochileiro, só de shorts, falando que tinha vindo a pé desde Curitiba, são aproximadamente 70 km, para chegar lá ao meio dia tinha saído as 3 da manhã. Loucura? Cada um com a sua.

Pegamos nosso rumo. Rumo ao morro do Getúlio, primeiro objetivo do dia são 1493m de altitude com relação ao nível do mar. A trilha estava bem limpa, um pouco escorregadia devido ao barro.

Aventuras do Abilio Morro do Getúlio Aventuras do Abilio Morro do Getúlio

O início é sempre a parte mais difícil, a Rafa, que diz que é sua academia, quase abandona, sempre fico cansado, mas me divirto haha

Com o calor que estava fazendo a primeira missão ja foi bastante puxada, fizemos várias pausas, os tombos, as pausas para fotos e a pausa para o lanche tomou muito do nosso tempo, queríamos aproveitar esses momentos também, sem dúvida foi a trilha em que mais dei risada no caminho.

Pouco mais de uma hora depois chegamos, passava de uma hora da tarde o sol torrando nossas cabeças, queríamos aproveitar o visual. Do topo da para ver a represa Capivari e os três morros. Sabe a aquela história de academia? Vai por água abaixo, tudo que queríamos era recuperar as forças, que venham os salgadinhos e chocolates.

Chega de descanso! Hora de pegar a trilha novamente e seguir, olhando para o alto pode-se diferenciar o Caratuva do itapiroca pela torre no topo. Até a base do Itapiroca é uma longa caminhada, mas pode ter um refresco na mina d’água que fica no caminho.

Algumas coisas começaram a incomodar nessa altura da caminhada. Muitos, mas muitos mosquitos. A Rafa, estava acabando com o repelente e nada adiantava, muitas raízes na trilha, em alguns lugares a passagem estava bem complicada e a distância parecia muito mais longe que imaginávamos. O tempo estava contra pois começamos muito tarde, tivemos que repensar. Concluir ou abortar a missão e voltar em segurança antes de escurecer. Quando perguntei: “Quer desistir Rafa?”, ela sorriu e perguntou: “Não vai ficar bravo?”.

Aventuras do Abilio Morro do Getúlio Aventuras do Abilio Morro do Getúlio Aventuras do Abilio Morro do Getúlio

Voltamos. Uma das coisas mais importantes em fazer esportes na natureza é ser prudente, continuar e correr risco de voltar á noite sem equipamento adequado não seria uma boa idéia. Paramos novamente no Getúlio, aproveitar mais um pouco ja que agora temos um tempinho sobrando. Foram os momentos de tensão, a Rafa tem fobia de aranha, eu estava subindo na pedra e ela vindo logo atrás, quando escuto um grito, pensa num grito haha uma caranguejeira estava passando bem na frente dela, eu disse não se mexa que ela vai passar e ir embora. Nunca tinha presenciado uma cena assim. Essa pedra foi protagonista de outro encontro, alguém ai assistiu Alice no pais das maravilhas? Então sabe que existe um personagem chamado Abílio, e foi nessa pedra que os Abilio se encontraram, tinha um lagarto tomando sol, bem faceiro, que se assustou comigo e eu me assustei com ele. Nem tive tempo para as apresentações formais.

Claro que eu também não passaria ileso, na descida eu prendi um pé em um buraco e quando tentei tirar prendi o outro, foi madeeeeeira! cai de cara no chão. Bom, a Rafa, não pode reclamar, ela deu boas gargalhadas e logo o susto ja tinha passado.

Nosso prêmio de consolação

Na base tem um riacho com uma cachoeirinha, voltar depois de algumas horas caminhando e encontrar um refresco em águas geladas é salvador. Cuidado, as pedras são lisas, né Rafa?

Ainda vou voltar lá quero concluir essa história com as fotos do topo da segunda montanha.

Localização
Fazenda Pico Paraná
https://www.google.com.br/maps/dir/”/fazendo+pico+parana/@-25.2217894,-48.9274942,12z/data=!3m1!4b1!4m8!4m7!1m0!1m5!1m1!1s0x94dc9847b2e5b0e1:0xfd0c585f0919bab3!2m2!1d-48.8574539!2d-25.2218059

Aventuras do Abilio Morro do Getúlio
Aventuras do Abilio Morro do Getúlio
Aventuras do Abilio Morro do Getúlio