Rota das cachoeiras – Corupá – Vivendo com o que a vida oferece

11 de janeiro de 2016 1 Por cristianocafr
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Essa semana uma das coisas que mais ouvi foi: “E se estiver chovendo?”. Viajar para Corupá em Santa Catarina, foi combinado no final do ano passado, para que isso acontecesse foram alugadas duas vans, e convidadas muitas pessoas. Lógico que se pudessemos escolher, queríamos o melhor tempo e tudo favorável, mas quando as coisas não saem como o planejado o que devemos fazer?

Nesse caso, o meu pensamento e de alguns amigos foi, “Vamos nos divertir demais”. Em Curitiba, estava chovendo desde sábado a noite, chegamos a questionar no grupo se tudo estava confirmado. Viagem garantida, hora de combinar os últimos detalhes, dois amigos próximos estavam confirmados, a Rafa, guerreira de sempre e o Caius, que chegou agora para o time Aventuras do Abílio. Chegaram cedinho em casa, acordei para fazer um café reforçado e garantir uma viagem tranquila e mais econômica. Foi uma grande operação, cada um com uma participação, meu irmão Carlos que saiu, tinha combinado de nos levar ao ponto de encontro às 6 horas, quando acordei pouco depois das 5 ele ainda não estava em casa, mas ele chegou, nos levou e ficou esperando até que embarcássemos.

A chuva nos acompanhou do inicio ao fim da viagem, dessa vez a van era uma maravilha, bancos espaçosos, de couro e individuais, muita mordomia, a maioria não queria papo, apenas aproveitar o tempo para dormir um pouco mais, outros para botar o papo em dia, eu ia escutando muito sobre trilhas e viagens. Que povo para andar pelo mundão! haha

Aventuras do Abilio Rota das cachoeiras - Corupá - Vivendo com o que a vida oferece

Em seus 1.153,66 hectares, a reserva tem uma grande importância ecológica, pois está inserida em um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica de Santa Catarina, ecossistema brasileiro que apresenta hoje menos de 8,8% de sua área original. Um percurso de 2.950m pela trilha denominada Passa Águas situada ao longo do Rio Novo, é possível realizar a observação da fauna e flora, com suas exuberantes árvores encontradas no local, bem como admirar a beleza cênica proporcionada pelas cachoeiras formadas no Rio Novo.

Os ingressos custam R$ 15, são comprados em um supermercado na chegada da cidade, muitas placas apontam o local. Na recepção da trilha não há vendas de ingressos. Os visitantes devem assinar um termo de responsabilidade. O banho não é permitido. Muitos como eu são desobedientes, mas sejam conscientes.

Poucos visitantes no dia, a trilha era quase particular, nosso grupo não precisava disputar espaço para fotos e nem correr o risco de ter estranhos nas imagens. A maioria das pessoas comprou capas de chuva na chegada, a garoa nos acompanhou durante o dia todo.

Para quem gosta de trilhas, o lugar é mais para um passeio do que para aventuras, tudo sinalizado, caminhos seguros, corrimões, passarelas, pontes, calçamento com pedras e até lixeiras. Mas nada tira a alegria que essas cachoeiras trazem a cada um já no primeiro contato. São poucos metros até chegar a primeira, na verdade, já é possível ouvir o som da chegada.

Quase impossível não ter vontade de entrar na água, realmente todo mundo se controla, nos adiantamos um pouco do grupo e já na terceira cachoeira, vi que tinha um lugar mais tranquilo para entrar e resolvi me arriscar. Água gelada, correnteza forte devido as chuvas, a sensação de liberdade e bem estar valem a pena. Fiquei perto das pedras não cheguei na queda d`água, sabia que mais para frente a oportunidade viria. Caius e Rafa, ficaram dando apoio moral.

Seguindo para as próximas a subida é forte, não chega a cansar, porque tem vários pontos de parada, e nada precisa ser feito com pressa. Caius, ja avisava, na próxima vou entrar também, e ainda preciso achar uma árvore bem legal para abraçar. Como quem espera sempre alcança, do lado da trilha uma cachoeira, de fácil acesso, na verdade tinha até uma escadinha, as pedras não eram tão lisas la fomos nós, agora sentir a força da água caindo.

Foi só diversão, tudo virava risada, em vários momentos não dava para saber se era água vinha das cachoeiras ou se era chuva. Foto com lente molhada e piso escorregadio fazem parte. Saímos invictos dessa vez, nenhuma queda, so uns sustos. O importante é que tem cachoeiras para todos os gostos, algumas altas, encorpadas pelo volume intenso de água, outras menos robustas e as que chamávamos de cachoeiras da Rafa, que se formavam pelas enxurradas.

Tem uma coisa que sempre que possível tento fazer é ficar por trás da água na queda, encostado nas pedras, é impressionante ver a água passando por cima de você quase sem te tocar.

A missão maior é chegar na cachoeira Salto Grande, é a última das catorze, são 125 metros de altura, Não conseguimos vê-la realmente do melhor maneira, a chuva estava um pouco mais forte, e tinha muita neblina, mas valeu a pena chegar até lá. Ficou um gostinho de quero mais e quem sai na chuva é para se molhar.

Na volta, tivemos um baixa no grupo, Rafa perde a sola do tênis. Vai fazer falta nas trilhas esse branquinho guerreiro haha. Fizemos poucas paradas o frio ja tava batendo o cansaço também. Juntamos as energias para chegar e chegar bem. A estrutura para muitas pessoas pode deixar a desejar, mas como o movimento era pouco no dia, até rolou tomar um banho quentinho e esperar a hora de sair tomando um cervejinha trazida pelo amigo Arnaldo.

O que faria de diferente se estivesse ensolarado o dia? Acredito que nada, foi um dia muito bem aproveitado e divertido. E assim dever ser a vida, olhe com positividade e sempre verá algo de bom apesar das circunstâncias. Até a próxima e obrigado a todo os envolvidos.

Informações

Horário de funcionamento: Entrada a partir das 7:30h, sendo que os últimos horários de entrada para que se possa fazer a visita de forma segura são: De abril a outubro até às 14h. De novembro a março até às 15h.

Valor da entrada: Valor por pessoa R$ 15,00 (a partir de 5 anos de idade) O ingresso é adquirido no trajeto para a Rota das Cachoeiras: Mercado Fossile e Camping e Restaurante Rio Novo (antigo Conrad). *Não há venda de ingresso na portaria. **Assinar termo de responsabilidade para a entrada.